quinta-feira, 17 de março de 2011

Berlim e Wroclaw 2011






Ainda não vos falei da minha super viagem, porque como sempre sinto que quando escrevo sobre essas coisas aqui realmente está acabado.
Pois bem, a minha viagem começou na Segunda-Feira, dia 7, e lá fui eu de avião até Londres onde passei lá a noite, primeiro deitada no chão gelado, depois sentada num banco a tentar matar o sono. Por volta das 6h da manhã lá apanhamos o nosso voo até Berlim. Chegadas lá fomos logo comprar o nosso bilhete de comboio para a Polónia...PRIMEIRO CHOQUE, a mulher que nos atendeu respondia-nos em alemão, não percebia o nome da terra para onde queriamos ir e acabamos por pagar NOVENTA euros quando há pessoas a pagarem 30 pela mesma viagem (depois viemos a descobrir o porquê de tanto dinheiro). Saídas de lá fomos à procura do nosso hostel com as malas atrás e começam a dizer-nos que a rua que estava no nosso papelinho não existia, SEGUNDO CHOQUE. Até que lá nos apareceu um alemão simpático que nos explicou que a estação que procurávamos tinha mudado de nome e lá nos indicou o caminho. Malas postas no hostel e eu e a Isabel fizemo-nos à estrada. Vimos a Torre da Tv ao longe e decidimos caminhar até lá. Entretanto paramos para almoçar num restaurante americano dos anos 60, yummi :) Lá chegamos à Fernsehturm e fui convencida a subir uns 360 metros para ver a vista. Linda, linda. Andamos por Alexanderplatz e vimos o pai da Pequena Sereia. Seguimos até Berliner Dom, imponente e deslumbrante, sentamo-nos nas escadas e ficamos lá a morrer de frio e a olhar para o Reichstag, imagem que ia desaparecer uns dias depois. Visto que deviam estar graus negativos e o cansaço já se apoderava de nós decidimos comprar currywurst (salsicha com caril) e ir para o hostel dormir.
Segundo dia e começamos a nossa saga num campo de concentração no norte de Berlim, o Sachsenhausen e para isto não tenho palavras, porque só lá estando se percebe a dimensão do momento. Ao fim do dia ainda conseguimos atravessar Friedrichstraße para vermos o Checkpoint Charlie, o muro de Berlim e o museu do terror, onde ficavam as antigas instalações da Gestapo.
Terceiro e último dia na cidade, deixamos as malas no hostel e seguimos para o Reichstag. Estivemos em Potsdamerplatz, carimbamos os nossos "passaportes" tocamos no muro de Berlim, fomos até Bradenburg Tor e finalmente vimos o imponente Reichstag. Ainda nos sentimos num filme de terror em Tiergarten.
No final do dia apanhamos os comboios para a Polónia e chegamos lá às 4h da manhã. Dormimos e levantamo-nos para começar a conhecer a cidade de Wroclaw ( e agora digo-vos o porquê dos 90 euros...a minha carruagem era de camas, o que só descobrimos a meio da viagem quando um dos picas nos veio avisar de tal feito). Cheia de pormenores e recantos, parece saída de uma história medieval :) ao mesmo tempo que víamos as belas paisagens, procuravamos pelos gnomos/duendes que estão por toda a cidade. À noite tivemos um jantar tipicamente polaco, com sopa num pão, panquecas de batata, e mais uma série de coisas das quais não me lembra o nome.
No nosso segundo dia viajamos até à cidade de Oświęcim para vermos Auschwitz e Birknau. Depois de uma viagem de 5h lá chegamos e ainda hoje as imagens dos prisioneiros me vêem à cabeça. Não há coisa mais aterradora, juro-vos.
No nosso último dia, andamos pelos pontos principais da cidade, subimos uma torre com mais de 300 degraus, fomos almoçar a um restaurante mexicano onde eu pedi a comida hot, hot, hot, mal sabia eu que queria dizer picante, vi o relógio da contagem decrescente do Euro 2012 e acabei o dia numa discoteca a ouvir hip hop polaco.
Depois foi voltar de comboio para a Alemanha, esperar 5h pelo avião até Londres, passar lá a noite nos bancos e a morrer de frio e chegar ao Porto.

Foram dias fantásticos dos quais eu já morro de saudades.

5 comentários:

My life is music

Give me fire

Coisas

Seguidores